Publicado em

Ranking nacional coloca RS como segundo maior potencial para microgeração de energia solar. (fonte Gaúcha ZH)

No último mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul apareceu em segundo no ranking nacional de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração solar fotovoltaica. A classificação inclui residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos.

São mais de 50 megawatts aqui no Estado, que representam 14% do total do país. O primeiro lugar fica com Minas Gerais, com 78 megawatts no levantamento, mas com mais de 110 megawatts conforme a última atualização dos registros da Agência Nacional de Energia ElétricaNo caso do Rio Grande do Sul, já beira os 60 megawatts.

Quanto ao número de unidades geradoras, o Rio Grande do Sul tem 4,7 mil. Nesta comparação, fica em terceiro no ranking nacional, atrás de Minas Gerais e São Paulo.

Em potência instalada, os consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da energia solar, diz a Absolar. Já em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista.

A redução no custo do sistema nos últimos anos tem impulsionado a geração de energia solar. Além disso, consumidores estão querendo fugir dos aumentos de dois dígitos na conta de luz. 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2018/09/ranking-nacional-coloca-rs-com-segundo-maior-potencial-para-microgeracao-de-energia-solar-cjlza2t8002o701pxntrnntod.html