Hidro Quente – Aquecimento e Energia em Passo Fundo

Horário de Verão e Painéis Solares

Se o horário de verão já é um período ideal para economizar energia, a combinação dessa época com a utilização de painéis solares para transformar a radiação do sol em eletricidade é o casamento perfeito, ainda mais em um país como o Brasil.
O horário de verão
Ele tem como principal objetivo aproveitar os solstícios de verão para economizar energia nos países mais distantes da Equador. O fenômeno transforma os dias no hemisfério sul maiores do que as noites, principalmente nos últimos dias do ano.
Essa luminosidade extra faz com que liguemos menos as lâmpadas e, consequentemente, gastamos menos energia. O horário de verão funciona como uma espécie de “relógio” que ajusta o solstício à rotina das pessoas, fazendo com que elas aproveitem mais a luz solar, diminuem a sobrecarga nos tradicionais horários de pico e, consequentemente, o trabalho nas usinas de produção de eletricidade.
Mas se já economizamos energia no verão, por que os painéis solares ainda são necessários?
Simples: para a economia ser realmente sentida em nosso bolso. Afinal de contas, a conta de energia elétrica sobe ainda mais no verão, principalmente por conta do aumento do uso do ar condicionado nas casas, empresas e indústrias. Se por um lado deixamos a luz apagada no verão, por outro, necessitamos nos refrescar mais, inclusive à noite.
Implantar o sistema fotovoltaico, com painéis solares, portanto, torna-se um grande benefício para os usuários. Isso porque a principal matéria-prima para a produção de energia elétrica encontra-se em abundância em nosso país: o Sol.
E esses benefícios podem ser aproveitados em nossas casas com a instalação de painéis solares, não precisando esperar por decisões governamentais.
A energia fotovoltaica, além de todos os outros benefícios, pode proporcionar uma economia de até 95% na conta de energia, de forma limpa e extremamente eficiente, trazendo vantagens para pessoas, empresas, indústrias e agricultura: é o Sol trabalhando em nosso favor.
Diante disso, podemos concluir que o horário de verão é benéfico, sim, para a economia do país, mas só sentiremos de verdade esse fator quando nós mesmos adotarmos medidas para captar a nossa própria energia com a ajuda dos painéis solares.